Entenda como transformar a sua empresa em um sistema de franquia
Transformar a sua empresa em um sistema de franquia é mais complexo do que parece. Além da unificação de todos os processos internos e da criação de um padrão único para a marca, é preciso estar adequado a legislação e atento a todas as outras particularidades contábeis que esse tipo de negócio demanda.
Apesar disso, é certo de que esse modelo funciona e é muito bem-sucedido em inúmeros países do mundo. Cabe ao empreendedor analisar o momento da sua empresa e em seguida começar a dar os passos que garantem a segurança do seu negócio e a expansão da sua companhia.
Nesta postagem, falaremos mais sobre algumas das principais áreas que você deve se atentar ao longo do processo da transformação da sua empresa para o sistema de franchising. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!
Um sistema de franquia nada mais é do que a concessão dos direitos de uso de uma marca (ou empresa), além do fornecimento de todo know-how para gestão do serviço ou produto, na grande maioria das vezes, há também o fornecimento dos produtos, equipamentos para a entrega dos serviços entre outras facilidades para que o empresário consiga executar a atividade pretendida com a menor preocupação possível com a operação. A ideia é fazer com que outras pessoas consigam abrir um negócio idêntico ao seu, ao custo de divisão de lucros e de outras particularidades que devem ser previamente acordadas em um contrato.
Uma franquia já tem seus processos internos e produtos totalmente padronizados. A marca, linguagem e todos à parte de branding também costuma estar plenamente desenvolvida e, no fim, o interessado consegue “replicar” esse estabelecimento em um local do seu interesse.
A relação entre franqueado e “franqueador” deve ser devidamente construída para que ambas as partes consigam sucesso, expansão e a exploração do mercado esperada com essa modalidade de negócio. O processo para esse tipo de negócio é razoavelmente grande e conta com inúmeros passos diferentes que vão desde a análise da companhia até a resolução da burocracia envolvida.
Para conseguir franquear seu negócio, é preciso estar atento em inúmeros pontos diferentes. Abaixo, falaremos sobre alguns dos passos primordiais para a conquista desse objetivo. Note que é recomendável auxílio de uma equipe profissional para que esse processo ocorra da maneira correta e mais descomplicada possível.
O primeiro passo para se tornar uma franquia é a análise do negócio. A princípio, seu empreendimento deve ser replicável e, além disso, deve ter uma demanda crescente e uma reputação razoável na sua região. Todos esses itens auxiliam na expansão e até mesmo na viabilidade no processo de franchising, que tem um custo relativamente grande. Por isso, é importante ter um planejamento financeiro antes de realmente iniciar essa jornada.
Toda a documentação para transformar sua empresa em um sistema de franquia requer um investimento. Além disso, a padronização da sua marca, com treinamentos, equipamentos e todos os demais itens que ajudam a compor sua loja também não são baratos.
Normalmente, uma pessoa que deseja se franquear quer ter a matriz como uma espécie de caminho único, em que ela se torna fornecedor e o facilitador de toda a abertura do negócio. E, para conseguir atingir essa marca, é preciso ter certo tamanho e certo capital.
Por isso, estruture um bom planejamento financeiro e comece a estabelecer boas relações no seu mercado. Esses passos iniciais são determinantes para criação da sua franquia.
O ponto chave de uma franquia é a padronização dos produtos ou serviços oferecidos. As lojas e estabelecimentos também devem ter um layout único, assim como modo de atendimento. Portanto, antes de começar, é preciso que todos os processos internos estejam bem estabelecidos e funcionando.
A criação de um manual e de um treinamento eficaz também é importante. Por isso, procure agilizar essa etapa e sempre conte com ajuda especializada antes de realmente prosseguir com essa criação.
Saiba que, além de replicável, seu negócio deve ter bons parâmetros, práticas e métodos para se sustentar em outros locais. A análise e aprimoramento desses processos é importante e também deve fazer parte dos seus cuidados.
Com o negócio devidamente padronizado e com o capital disponível, é o momento de resolver toda a parte burocrática. Dentre os mais variados passos que você deve fazer, a criação de uma Circular de Oferta de Franquia (COF) e a alteração do contrato social da sua empresa são alguns dos mais importantes e emblemáticos.
A COF é um documento que deve ser construído com um advogado especialista no ramo de franchising. Nessa circular, estão presentes todas as particularidades do seu negócio incluindo o modelo de franquia proposto por você.
Além da circular, você deve alterar seu contrato social e todos os estatutos da sua organização. Note que todos os sócios devem estar cientes e também devem aprovar essas alterações que dependem de aprovação unânime.
Além de todas essas particularidades, é preciso que você saiba que a contabilidade de uma franquia é diferente de uma companhia “normal”. Existem vários outros impostos envolvidos na operação, além do pagamento de royalties, direitos de imagem, atualizações monetárias regulares com o valor da franquia dentre uma série de outras particularidades que devem estar presentes no contrato do seu sistema de franchising.
Para que você não cometa nenhum erro nessa área, é preciso estar em conjunto de uma boa consultoria contábil. A complexidade dessas operações exigem grande experiência no ramo e o deslize em algumas áreas e pagamentos pode provocar sanções de ordem fiscal e legal.
Portanto, leve em conta todas essas diferenças no momento de transformar a sua empresa em um sistema de franquia. Apesar dos ganhos, cada um desses itens devem ser levados em consideração por conta dos custos e de todo trabalho envolvido. Estando atento com cada um desses pontos, é possível passar pela transformação sem grandes surpresas. Desejamos sucesso e boa sorte na sua nova empreitada.
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